Descanso próximo à Vitória/ES: Sítio dos Lagos em Domingos Martins

Olá, mundantes!

No começo do mês de novembro, divulgamos no Instagram @vemundar e Facebook foto de um local muito gostoso em que passamos um final de semana. O post de hoje é sobre ele: o Sítio dos Lagos em Soído de Cima, região de Domingos Martins no Espírito Santo.

Vem mundar? Boa leitura!

Desde que me mudei para o Espírito Santo, eu e minha família nos apaixonamos imediatamente pela região das montanhas, em especial Domingos Martins e Pedra Azul.

Já passamos muitos feriados e finais de semana por lá, então as idas atuais não são mais tão turísticas como antigamente. Assim, o relato do final de semana que eu e Caio passamos na região não terá dicas de passeios de cavalo, fazendas para visitar etc, embora existam várias. Será basicamente a pousada e os restaurantes que frequentamos.

Até tentamos realizar um passeio novo às piscinas naturais no Parque Estadual de Pedra Azul. Entretanto a visitação só está aberta em dias de semana; não funciona em finais de semana e feriados. Nem acreditei quando a moça me informou, mas OK… O passeio precisa ser agendado previamente, então para quem tiver interesse em reservas ou maiores informações, o telefone é (27) 3248-1156 (tentei várias vezes até atenderem) e funciona de 8h às 17h.

parque-estadual-pedra-azul04
Piscinas naturais no Parque Estadual de Pedra Azul no Espírito Santo (imagem retirada do http://www.pedraazuldoarace.com.br)

Fomos de Vitória direto para Pedra Azul, mais especificamente para o restaurante Don Lorenzoni Due (100km, 1h30/2h de viagem). Fica na Rota do Lagarto e você deve entrar na rua da Pousada Peterle.

Não perdemos uma oportunidade de ir até lá, às vezes até mesmo fazemos bate-volta para matar as saudades, tanto do sabor da comida dos chefs, como do atendimento super simpático.

don-lorenzoni-due (1)
Restaurante Don Lorenzoni Due em Pedra Azul/ES

Em todas essas idas e vindas a Pedra Azul, nossa família acabou criando uma relação de muito carinho com a Fernanda, que é a sócia responsável pela recepção e atendimento dos clientes. Mas prometemos que os elogios são imparciais. Vocês confirmarão assim que experimentarem.

Um dos nossos pratos preferidos é o nhoque com filé e molho de jabuticaba. O nhoque deles é o melhor que já comemos na vida. Aliás, tudo que comemos lá vira “o melhor que já comemos”. Mas esse nhoque é sem explicação, derrete na boca e não tem gosto forte de batata. É sensacional.

20151017_130923

Há pouco tempo me apaixonei por uma outra massa: o ravióli recheado com queijo pecorino e limão siciliano. Parece uma viagem gastronômica…de imediato você sente a massa, o queijo, e no fundo vem o gostinho maravilhoso do limão siciliano. As carnes que acompanham são também muito boas. Recomendamos também o T-bone e o cordeiro. #caiomechamoudegorda #masnãopossonãodescrever

Eles só aceitam dinheiro. Não lembramos exatamente os preços, mas, geralmente sai a 90 reais por pessoa, sem bebida alcóolica e com entrada (recomendamos a torre de polenta!). É interessante fazer reserva para o final de semana: (27) 3248-1352 ou (28) 99986-8964.

Recentemente foi aberto ao lado do Don Lorenzoni a Salumeria, um cantinho muito agradável que vende produtos sofisticados, como caviar, azeites trufados etc. Além disso, também é possível tomar um bom vinho ou espumante enquanto petisca. O pão servido de entrada no Don Lorenzoni é vendido lá. Não lembro os valores.

20151017_135317
Salumeria em Pedra Azul/ES
20151017_134616
Drink da “Salumeria” em Pedra Azul/ES – esse picolé de morango é maravilhoso!

Após o almoço, voltamos para Domingos Martins (50km, 1h de viagem), em direção à nossa pousada. Escolhemos a Sítio dos Lagos. Apesar de não ser exatamente em Domingos Martins, o sítio fica muito próximo e a estrada está em boas condições. Eles disponibilizam o mapa abaixo no site. Tivemos dificuldade para identificar que esse “Trevo de Campinho km 40” é justamente a entrada para Domingos Martins. Fora esse detalhe, basta seguir o mapa que não tem erro.

mapaFizemos nossa reserva com cerca de 2 semanas de antecedência e pagamos R$ 410,00 na diária para casal, com café incluído no “Chalé Fauna”. Pagamos 50% antecipado. É possível reservar pelo Booking.

O local foi uma grata surpresa. A estrutura é ótima e nova, com tudo funcionando e a limpeza é boa.

As acomodações são chalés com 3 opções de tamanho: Águas, Flora e Fauna (ver melhor no site). O nosso foi o Fauna e possui quarto, banheiro, varanda e copa com sala de TV integrada. Há pratos, taças, microondas e frigobar bem servido, com vinhos tinto e branco, espumante, cerveja, refrigerante e suco. Existe ainda opção de pipoca de microondas, amendoim, biscoitos etc. A lareira fica no jeito para ser acendida, com boa madeira para pegar fogo, bastou apenas riscar um fósforo.

O quarto tem outra TV, bom kit de higiene pessoal e chocolates nos travesseiros, que são vários e ótimos. A cama é boa e grande. Há DVD e também cabo HDMI da Oi TV, para quem quiser levar filme no computador e transmitir na TV. Não há ar condicionado, apenas ventilador, já que a região “bomba” no frio.

IMG-20151107-WA0002

Os chalés são afastados uns dos outros, gerando privacidade, e cada qual possui sua garagem própria.

A parte de lazer conta com sauna seca, piscina grande, salão de jogos e espaço para churrasco (para utilizá-lo, basta reservar na recepção). Há também um lago com gazebo no meio, e é possível alugar pedalinhos para passear por ele, entre os patinhos que ficam por ali. Também se aluga triciclos para passear pelo hotel. Ambos por 30 dilmas.

IMG-20151108-WA0001

Enquanto estávamos na piscina, não havia funcionários à nossa disposição. O que precisamos, tivemos que ir até a recepção pedir. É uma sugestão para melhor atender os clientes ter um funcionário na área de lazer.

Próximo à recepção, há um parquinho e um local em que ficam animais entregues pela Polícia Ambiental para recuperação: há araras, periquitos e cágados. Boa experiência, principalmente para crianças.

IMG-20151108-WA0026.jpg

O café da manhã é simples, mas gostoso. O restaurante é muito bom e aberto a não hóspedes. Tem uma adega bem completa, boa música e ótimo atendimento, em especial do Gladson e do Tom. À noite, experimentamos o carpaccio e o macarrão ao frutos do mar, com camarão, lula e lagosta servidos na panela de barro. Maravilhosos e muito bem servidos!

No outro dia, experimentamos tilápia empanada na farinha panko e arroz de camarão e bife ancho com arroz e farofa de alho, que não está no cardápio, mas foi oferecida pelo Gladson ao saber que éramos baianos haha.

Fomos de torta holandesa (maravilhosa!!!) e torta de maçã na sobremesa.

A pousada foi inaugurada no inicio de 2015, a estrutura é como se fosse uma miniatura de bons e grandes hotéis da região como Hotel Pedra Azul e Hotel Monte Verde. Há alguns mínimos sinais desse pouco tempo de funcionamento, mas, no geral, a pousada é excelente! Sem dúvidas, uma grande opção na região serrana do ES, para a qual pretendemos voltar em breve.

Para quem se interessou, eles aceitam cartão e as redes sociais seguem abaixo:

E aí, curtiu nossa mundança? Não deixe de nos acompanhar também no instagram @vemundar. Qualquer dúvida, estamos à disposição pelo contato@vemundar.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s