A energia e a beleza exuberante da Chapada dos Veadeiros em Goiás: 2ª parte (Cachoeira de Santa Bárbara, Capivara, Loquinhas, Cristais, Almécegas e São Bento)

Olá, mundantes!

Na postagem anterior, demos uma visão geral de nossos dias na Chapada dos Veadeiros, além de contarmos nossas visitas ao Vale da Lua e à Catarata dos Couros. Hoje vocês verão o restante do passeio: Cachoeira de Santa Bárbara e Capivara; Loquinhas, Cristais, Almécegas I e II, e São Bento.

Vem mundar? Boa leitura!

11/10/15 (domingo): Chapada dos Veadeiros (Cachoeira Santa Bárbara + Capivara)

Para o 2º dia de passeio guiado, acertamos o valor de 320 reais com o Murilo e a saída para as 9h. Recomendaria até sair mais cedo, pois a viagem é longa, cerca de 2h de carro e quanto mais cedo chegar, menos gente tem lá. É bacana ir em carro alto, pois chegamos até mesmo a atravessar um riozinho. Algumas pessoas vão de carro baixo quando são alugados, mas duvido que se sentiriam confortáveis com o próprio carrinho passando perrengue…

Antes de chegar no estacionamento para os carros, é preciso parar no quiosque indígena para preencher um cadastro, pagar a entrada de 20 reais e contratar um guia, caso já não esteja acompanhado de um (não sei os valores, mas antes de ir, li que é interessante contratar um guia de fura para não ficar esperando na fila por um guia deles). Caso vá almoçar pela aldeia, é preciso também reservar seu restaurante antes de ir para a cachoeira ou correrá o risco de não ter comida na volta.

A caminhada até o poço de Santa Bárbara é tranquila e plana (só tem uma descida já chegando), dura cerca de 20 minutos. O lugar é muito bonito, mas quando chegamos já estava bem cheio. O chão é de areia e a quantidade de pessoas se movendo faz a areia subir, deixando a água turva. O ideal é ir fora de época ou o mais cedo possível.

IMG_2969 IMG_2975

IMG_1918 IMG_1921

IMG_2981  IMG_1888   IMG_1912

IMG_1886  IMG_1894

Saímos de lá e fomos almoçar no Restaurante Galileu. Come-se à vontade por 25 reais cada. A comida é caseira, muito gostosa. Não esqueça de pedir um ovo frito: eles fazem na hora e é caipira mesmo!

IMG_2999  IMG_3002

Depois do almoço fomos para a Cachoeira Capivara, que, em nossa opinião é mais bonita que a Santa Bárbara e até mais gostosa de ficar nadando. A caminhada é um pouco mais puxada porque é só descida e na volta, principalmente, cansa. Mas nada grave…cerca de 20 minutos apenas. O “x” da questão é que almoçamos antes da trilha e isso quebrou um pouco a disposição. Recomendamos deixar o almoço pro final, principalmente saindo bem cedo.

IMG_1942  DCIM100GOPROG0156364.

DCIM100GOPROG0186427.  DCIM100GOPROG0166393.

Na volta da cachoeira, pedimos ao Murilo que passasse por Cavalcante para que pudéssemos conhecer. A cidade é bem simples, pobre, mas tomamos um sorvete muito bom na Sorveteria Beijo Frio, atendidos por essa linda mocinha!

IMG_3034 IMG_3036

Durante a volta para Alto Paraíso, assistimos a um belo pôr do sol.

IMG_3037 IMG_3038 IMG_3039

À noite, demos uma volta pela cidade, conhecemos o comércio hippie, com várias artes e lembrancinhas bacanas.

Jantamos no Trattoria Di Marco, onde experimentamos um ótimo macarrão ao molho pesto, risotos e nhoque, todos acompanhados de medalhão (estávamos com saudades de carne!).

IMG_3043 IMG_3044

IMG_3042 IMG_3041

12/10/15 (segunda-feira): Chapada dos Veadeiros (Loquinhas + Cristais + Almécegas I + Almécegas II + São Bento)

Nosso último dia parecia curto para a programação que ainda faltava “cumprir”: Loquinhas, Cristais, Almécegas I e II e São Bento. Por isso, optamos por acordar cedo e não perder tempo. A disposição dos passeios foi feita nessa ordem porque li antes que para os dois primeiros locais era interessante ir pela manhã, com o sol batendo.

Fomos primeiro à Loquinhas, que fica próxima ao Hotel Tapindaré e o caminho é 3km, de estrada de chão, mas tranquilo. A entrada também é 20 reais e a estrutura é bacana, com 1800 metros de passarelas suspensas de madeira, facilitando o acesso para crianças e idosos (havia duas senhorinhas por lá quando fomos).

IMG_3046 IMG_3047

Há vários poços para parar, como é possível observar no mapa que fica no quiosque do local. O rapaz que nos recepcionou informou que existem 2 opções de trilha, mas em uma delas vários poços estavam secos, então fomos só na 1ª. Optamos por ir até o poço final e ir parando para mergulho na volta.

IMG_1948  IMG_1954

DCIM100GOPROGOPR6492.

DCIM100GOPROGOPR6498.  DCIM100GOPROGOPR6535.

DCIM100GOPROGOPR6572.

IMG_1972 IMG_1974

IMG_3054 IMG_3076

DCIM100GOPROG0216612.

Foi nosso 2º local preferido (após Couros). A beleza da água é sem igual. Muito legal conhecer!

Na saída, experimentamos suco, empada e bolo de cenoura no quiosque da entrada. Estava tudo muito bom.

De lá, seguimos em direção a Cristais. É o lugar com mais estrutura, parece um “pesque pague”, com bastante espaço para sentar, estrutura de mesas e cadeiras, pula pula, balanços, slackline etc. O pastel de frango com pequi é imperdível! É interessante ir para passar o dia, principalmente com crianças. Por essa razão, estava MUITO cheia e mal conseguimos mergulhar. Nossa visita foi rápida, apenas para conhecer mesmo, não conseguimos curtir.

IMG_3095 IMG_3096

DCIM100GOPROGOPR6566. DCIM100GOPROGOPR6618.

Em seguida, partimos para a Fazenda São Bento, de onde saem as trilhas para Almécegas I e II e São Bento. Começamos por Almécegas I, que é a mais puxada, com muitas subidas e fizemos em 40 minutos. Há um mirante no meio do caminho que já dá a dimensão da beleza da cachoeira. É apaixonante.

IMG_3097 IMG_3099

Depois disso, andamos mais um pouquinho e chegamos no local para mergulho. Há também pontos para pulo, mas ficamos com medo de nos aventurar sem guia, embora algumas pessoas estivessem saltando muito alto.

DCIM101GOPROGOPR6674.

Muito amor por esse arco íris! ❤

Depois, seguimos para Almécegas II e São Bento sem os nossos amigos, que com o bebê na barriga, já estavam cansadas da correria de todos os dias. A cachoeira II é bem bonita, mas a 1ª é melhor.

DCIM101GOPROG0276702.  DCIM101GOPROG0276703.

DCIM101GOPROGOPR6690.  DCIM101GOPROGOPR6692.

Tantos peixinhos..

São Bento é a mais simples, mas parece interessante também para ir com crianças, pois a caminhada é extremamente tranquila e há bons pontos para banho.

DCIM101GOPROG0296726.

Após toda essa saga, fomos almoçar no Rancho do Waldomiro, que por pouco não estava fechado. Experimentamos a matula, indicação dos amigos paulistas David e Ju, em que mais uma vez a simplicidade deu o tom delicioso do prato.

Infelizmente perdemos as fotos que tiramos de lá, mas surrupiamos essas no TripAdvisor:

matula rancho waldo
Prato feito no Rancho do Waldomiro
matula rancho waldo2
Cardápio no Rancho do Waldomiro
matula rancho waldo3

À noite, nos despedimos da Chapada petiscando no restaurante Vendinha 1961. Coincidentemente, são dos mesmos donos de Cristais, então o cardápio se repete. É uma boa opção de experimentar o pastel sem precisar sair da cidade.

IMG_3127 IMG_3126

Achamos ideal a quantidade de dias que ficamos. Suficiente para não enjoar de fazer trilhas e ver cachoeiras e também para fazer muitas coisas. Apesar de existirem outras tantas cachoeiras para conhecermos (são por volta de 60, segundo o Murilo), cumprimos nosso roteirinho e saímos com a sensação de “missão cumprida” e renovados pela energia da Chapada.

No dia seguinte, dia 13/10, saímos cedinho a caminho de Brasília para pegar os nossos voos de volta para casa.

E aí, curtiu nossa mundança? Não deixe de nos acompanhar também no instagram @vemundar. Qualquer dúvida, estamos à disposição pelo contato@vemundar.com